quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Exemplo de roteiro para debater Plano de Ação

"Olá tudo bem uma proposta de roteiro para debater Plano de Ação que estamos fazendo em Curitiba e outras Gex/PR. 

Pessoal, boa tarde!!
Demorei para escrever sobre o que discutimos na reunião da semana passada porque estava indo atrás de mais informações para nossos estudos.
Bem em primeiro lugar repasso as orientações para o estudo contidas no acordo de greve.
A Elisete ficou de apresentar a continuidade destas informações , inclusive marcando datas no documento apresentado junto com o plano de reposição, o que ainda não o fez.

No acordo diz que a partir da assinatura, 29/09 até 11/2015 será feito as discussões para elaboração do Plano de Ação de 2016.

Objetivo:
A partir do relato do histórico da evolução da ação de planejamento na Instituição e análise das premissas o grupo deverá construir propostas a partir de dados existentes de ações descentralizadas que comporão o plano de 2016 e seus indicadores de acompanhamento. Assim como traçar diretrizes para proposição de metas nas unidades de atendimento.

Pontos necessários para discussão:
1. O papel das unidades de atendimento no processo;
2. Necessidade de qualificação dos gestores;
3. Processo de capacitação continuada dos servidores;
4. Reuniões periódicas nas unidades , como estruturar.

Este estudo será em 4 etapas.

A primeira etapa será nas superintendências  com a participação de 20 servidores de APS ( sendo 10 indicados pelo sindicato)
5 gerentes de APS
05 gerentes executivos
10 representantes da área técnica.

Reunião de 3 dias na superintendência sul.
No nosso caso.

Etapa 2. Será eleito por superintendência 02 servidores de agência e 02 gestores para estudo e consolidação das propostas das regionais com administração central. Totalizando 20 servidores.

Etapa 3 _ apresentação da proposta a direção do INSS e a Fenasps e CNTSS.

Etapa 4- divulgação do plano e proposição de metas para as unidades de atendimento.
Na reunião da semana passada concordamos em:
* administração e formulação da agenda feita pelo gestor da APS. Autonomia para esta gestão;
* autonomia do gestor da APS para utilizar o SiSAGE de acordo com o objetivo que foi criado. Criar perfil do servidor de acordo com suas atribuições e capacidade, ofertas serviços conforme sua capacidade, incluir férias de servidores , afastamentos e fechar as agendas nos dias de reunião da Agência;
* alterar a aferição do Ima para TMD;
*alterar a funcionalidade do TMEA para nível gerencial de responsabilidade da Direção do INSS ao invés de ser indicador de desempenho, em consequência da falta de servidores no quadro e responsabilidade da administração manter a média de agendamento em 30 dias;
* ter na agência uma agenda coringa para as eventualidades e pra quando for necessário ofertas mais ou outros percalços;
* reunião das agências com todos os servidores e de porta fechada;
* treinamento para servidores presencial e com prática principalmente quando altera as legislações e sistemas;
*sugestão de investir os recursos aplicados nas propagandas em papel trocar por propagandas na TV e no rádio;
* criar tempos diferentes para aposentadoria por tempo de contribuição so com vínculos urbanos, outra de urbanos com atividade especial, outra de urbanos, e rural , e outra de urbanos, rural e atividade especial;
* criar mais agendamentos para os serviços de manutenção como renovar procuração, apresentar certidão de administrador provisório.
O Antônio apresentou um documento para criar comissões permanentes nos locais de trabalho nas agências , gerências e setores afim de aumentar a participação dos servidores nas decisões das suas unidades.
Também sugeriu e-mail para estas comissões para denúncias e um fórum sobre assédio moral.
Ficamos de levantar em cada agência, serviços e gerências  quantos servidores a mais necessitaríamos  para atender nossa demanda .
Então, agora pra essa reunião seria Interessante pensarmos sobre o papel das unidades de atendimento no processo e lermos todos os indicadores para apresentamos nossas mudanças .
Precisa ser levantado o número de lotação ideal para as agências do PEX levando em consideração a população atendida. No mínimo tem de ter 5 administrativos , 1 gerente ,1 assistente social e pelo menos 1 médico. 
Além de duas estagiárias.
* acho relevante também apontar a quantidade de estagiários necessários e questionar o valor da bolsa-auxílio
* Importante que todos os setores do INSS sejam envolvidos na discussões do Plano de Ação - Logística - Financeiro - Serviço de Gestão de Pessoas. 
* igualmente importante fazer um dossiê das condições de cada local de trabalho, estrutural, material é tipo de benefícios mais concedidos e ou procurados em cada região. 
Nossa próxima reunião e dia 14 as 18 horas e seria bom já sabermos quem vai a londrina. Porque precisamos participar lá também.

por Manoela Lebarbenchon
dos Voluntários da Comunicação
‪#‎GreveDoINSS‬ ‪#‎Suspensa‬
fb.com/GreveDoINSS
GreveDoINSS.BlogSpot.com