quarta-feira, 11 de maio de 2016

Moção de Repúdio ao Blog Perito.Med

Não é de hoje que o Blog Perito.Med destina algumas de suas notas para fazer acusações e ataques que atingem a moral dos servidores do INSS, sejam técnicos, analistas, assistentes sociais, em alguns momentos, até mesmo peritos médicos.

No dia 10 maio de 2016, o Blog publicou uma nota com o título “IDA PARA FAZENDA DESESPERA CONCESSORES DO INSS”. O autor da postagem, além de um profundo desconhecimento do que é a Política de Seguridade Social no Brasil, faz acusações de que assistentes sociais, administrativos e gestores adotam práticas ilegais em seu trabalho, e afirma que “a fraude e o malfeito virou a rotina do dia a dia”.

Além das acusações de práticas ilegais dos servidores, mais uma vez demonstrando um total desconhecimento das políticas públicas e falta de ética, o Blog desqualifica o trabalho dos assistentes sociais na Avaliação Social do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), e declara a possibilidade de se “dispensar a avaliação social com a presunção de que tudo é grave e passar direto para a pericia”.

O autor da postagem faz esses ataques e acusação para tentar chegar a conclusão de que a Previdência Social estaria vivendo uma época assistencialista, ou sendo alvo de “concessores” e “justiceiros sociais”.

Repudiamos essa nota do Blog Perito.Med, primeiramente, por se tratar, mais uma vez, uma grande falta de respeito e ética com colegas de trabalho que lidam diariamente nos locais de trabalho, sejam técnicos, assistentes sociais, peritos médicos ou qualquer outro, seja qual for sua função no INSS.

Repudiamos também, a nota do Blog porque ela parte de uma farsa. Nos últimos anos não vivemos uma etapa de “concessões” na Previdência Social. Pelo contrário, os ataques aos direitos previdenciários dos trabalhadores aumentam cada vez mais. Basta ver as alterações nas regras de concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais implementadas nos últimos anos pelo governo do PT. 

Os últimos governos não implementaram qualquer “justiça social” para os trabalhadores do país. Basta verificarmos que a DRU (Desvinculação de Receitas da União), que retira 20% das verbas da Seguridade Social para dar aos banqueiros e agiotas da Dívida Pública, foi criada no governo do PSDB e continuou nos governos do PT. E hoje, para piorar, Governo e Oposição tem acordo em aumentar esse desvio das verbas de 20% para 30%.

Nós do Sinsprev/SP, acreditamos que os servidores que cumprem suas jornadas de trabalho conforme estabelece a Constituição; que em seus atendimentos se pautam nas legislações e normas vigentes; que atendem à população com ética, humanidade e respeito; esses servidores devem ser valorizados. E nós temos certeza que são. Mas não pelos políticos corruptos da Lava Jato. Não por um suposto novo governo, tão corrupto quanto o que sai. Mas sim pelos trabalhadores e trabalhadoras (empregados ou desempregados), pois são eles que sustentam a Previdência Social.

Portanto, o Blog Perito.Med faz a defesa de um Projeto de Previdência Social da qual somos totalmente contra. Conforme já anunciado pelo suposto Novo Governo Temer, a ida da Previdência Social para o Ministério da Fazenda de Henrique Meirelles, visa agilizar a Reforma da Previdência Privatista iniciada no Governo Dilma, que atingirá os trabalhadores do Regime Geral e os servidores públicos. Nós queremos caminhar e lutar ao lado dos trabalhadores em defesa da Previdência Social Pública e não junto com políticos corruptos da Lava Jato que estão juntos para retirar direitos da população.

Diretoria Estadual do Sinsprev/SP (veja no site)