Camaradas entidades do SPFs estão em reunião no MPOG para tratar da pauta geral do Funcionalismo Federal. As entidades vão apresentar as seguintes contraproposta;
01) Não aceitar reajuste em 4 anos
2) Reafirmar posição de reajuste pela inflação
3) Exigir a reversão do Corte de Ponto
4) Exigir imediato da devolução valores das consignações.
5) Nova reunião com MP nesta semana.
Ainda está previsto nova reunião com MPS esta semana. E ainda hoje advogados vão ao STJ cobrar resultado da ação. Grande abraço
----------- Relatório pós Reunião --------------
[31/8/2015, 11:38] Patrick Sindicato SindsPrev: Relatório da Reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – 30.8.15.
Sede do ANDES-SN, 10 horas.
Entidades presentes: CNG/ANDES-SN (João Roberto da Cunha Neto, Marco Alexandre S. da Silva, Sibila Francine T. Binotto, Cléber Monticelli Petró,Kate Lane, Marcos Pedroso, Airton Paula Souza, Ivan Carlos F. Neves, Paulo Rizzo, Giovani Frizzo, Agostinho Beghelli Filho, Francisco Jacob Paiva) – ASFOC-SN (Michelle Alves, Paulo H. Garrido e Luciana Lindenmeyer) – ASSIBGE-SN (Pedro Pedrosa, Wilson Blini) – CNTSS (Sandro Carlos, Iran Torres França) - CONDSEF (Rogério Expedito, Sérgio Ronaldo, Débora C. Cleto, Oton Pereira Neves) – CSP/CONLUTAS (David Lobão) - C.T.B (Paulo Vaz, Thiago) - CUT (Pedro Armengol) - FASUBRA (Rosangela Márcia Frizzo Vicente Cândido, Wilson Teixeira Mendes, Cláudio Bevilaqua, Marco Antonio Sampaio,Tiago Lincka de Souza, Bemilison G. S. Bezerra, Cleide Pereira da Silva, Darci Silva, Thezia Maia,Sebastião Célio A. Herculano, Cláudia Nardin, Andrea Moreira Batista, Carolina Sampaio,Moacir Ferreira Cortês,Edmilson R. de Lima,Ana Santos,Vladimir, Aida Celeste, Angela Maria Targino Silva, Karine Segatto, Euridice de Almeida, Neide Mendes, Luiz Fernando Santos Bandeira, José de Deus,Marcelo N. Silva, Mário Guimarães Júnior, Ivanilda O. S. Reis , Erica T. C. Dalanesi ,Maria José C. Santos, Regina Célia F. Pinto, Vinícius Hipólito L. Resende, Francisco de Assis dos Santos, Mozarte Simões, Gilson Malta da Silva, Gibran Jordão, Rolando R. M. Jr.) - FENASPS (Antonio Maués, Kennedy Gomes, Diná dos Santos Neres, Walber Peixoto, Márcio Freitas Paiva, Manoela Lebarbenchon, Ivone Hartman, Helio de Jesus, Maria Helena da Silva, Moacir Lopes, José de Campos Ferreira, Thaize C. Antunes) – PROIFES (Francisco Domingos) - SINAIT (Marco Aurélio Gonsalves) – SINAL (Natalino Sakamuta, Daro Marcos Píffer) SINASEFE (Márcia Raquel A. de Carvalho, Julio Cesar Bello,Dario Gatenha Neto, Diogo Chadid Milagres, Wagner A. de Castro, Augusto Miceno, Frederico Andres Gazana, Aguinaldo de Oliveira Santos, Maria Marlete de S. Moura,Davi, Márcia, Júlio) – SINDIRECEITA (Breno Rocha) – SINPECPF (Leilane Ribeiro de Oliveira) – SINTBACEN (Janaina Figueiredo, Willekens Brasil) - Unacon-Sindical (Rudinei Marques).
Entidade observadora: SINAGÊNCIAS (Alexandre Queiroz).
Pauta:
1. Informes da Reunião com o Governo SRT/MPOG dia 27.8.15;
2. Informes das Entidades;
3. Preparação para a Reunião com o SRT/MPOG do dia 31.8.15;
4. Encaminhamentos.
A reunião teve início ás 10h30 e os trabalhos da Mesa Diretora ficaram sob responsabilidade do ANDES-SN (Paulo Rizzo) , FASUBRA (Gibran Jordão), FENASPS (Maria Helena da Silva), SINASEFE (Wagner A. de Castro) e a relatoria por Marcelo Vargas (CNESF).
1. Informes da Reunião com o Governo SRT/MPOG dia 27.8.15.
2. Informes das Entidades.
ANDES-SN - Nos dias 27 e 28 de agosto, realizamos ações contundentes em conjunto com os SPF (27) e com o movimento estudantil (28). Ao completar 3 meses de greve no dia 28 de agosto, obstruímos a entrada principal do MEC exigindo que o Ministro da Educação recebesse os docentes e estudantes em greve. A secretária da SESu/MEC em exercício, Dulce Tristão, recebeu representantes do CNG-ANDES e do movimento estudantil. Após muito tempo sem reunião setorial, esta pressão resultou no agendamento de reunião no dia 3 de setembro com o MEC para tratar das pautas da greve nacional. Ainda, no dia 31, a tarde, o ANDES-SN terá reunião com o MPOG e MEC para tratar também das pautas da greve nacional. Ao saírmos em passeata, após a reunião, houve truculência e agressão da polícia militar aos docentes e estudantes, bombas, gás de pimenta e agressão física. No dia 3 de setembro, será um dia nacional de ações contundentes nas IFE para pressionar o governo a efetivar negociações da pauta da greve nacional.
ASFOC-SN - Asfoc-SN realizou assembleia com participação bem expressiva de trabalhadores. Já com questões de pressão para retorno ao trabalho, retorno de disciplinas em pós graduação, chefias indicando retorno de terceirizadoseoutras.Mesmo assim trabalhadores autorizaram que o Sindicato trabalhasse pelo fortalecimento da unidade do fórum. Inclusive com a possibilidade de apresentação de contra proposta ao governo dos estudos que não abrem mão das perdas inflacionárias e que acumulam o índice de 19.7%. Greve continua e asfoc busca amanhã junto com as demais entidades uma proposta diferente do governo.
ASSIBGE-SN - ASSIBGE levou caravana a Brasília, nos dias 26 e 27/8, com servidores de todo o país. No dia 26.8, realizou ATO em frente ao bloco K no MPOG. Reivindicando audiência com secretário executivo do ministério e secretário da SEGEP. Denunciando o confisco das consignações do sindicato e reivindicando a imediata regularização da rubrica. No dia 27.8 participou do trancaço no MPOG. Realizando, neste mesmo dia, plenária nacional com representantes de 20 núcleos sindicais que apontou para uma rodada de assembléias com os seguintes indicativos: 1 - Negar incorporação da GD que desconsidere aposentados anterior a 2004; 2 - Negar qualquer acordo plurianual; 3 - Aprovar chamada "extra" para autorizar consignação que não fora realizada neste mês; Indicação de ponto de pauta para reunião com governo: 1 - Regularização imediata da rubrica de consignação das entidades sindicais.Saudações,,,
CSP-Conlutas - Na última reunião da Coordenação Nacional da Central que ocorreu nos dias 21,22 e 23/08 foi aprovado uma marcha nacional dos trabalhadores e trabalhadoras a ser realizada no dia 18 de setembro contra Dilma-PT, Temer/Cunha-PMDB e Aécio-PSDB e contra o ajuste fiscal (em conjunto com o espaço unidade de ação). A CSPConlutas estende o convite a todas as entidades fdo Forum! Além disso, foram eleitos os novos membros da Secretaria Executiva Nacional.
FASUBRA - Semana que vem completa 100 dias em greve forte. Na ultima reunião do CNG/FASUBRA ficou aprovado atos nos estados radicalizados em conjunto com os SPFs para o dia 03/09, além da rejeição da proposta de reajuste plurianual apresentada pelo governo. Foi debatido e aprovado também que a FASUBRA irá discutir uma contraproposta após o governo apresentar oficialmente a federação.
FENASPS – Greve completa 54 dias de paralisação com maior força no INSS em 27 Estados, parcial na Saúde e M.T.E. Servidores realizaram atividades ocupando o DG do INSS e as superintendências do INSS em SP e SC. Em reposta a Direção do INSS/MPS, cortou ponto e comandou em julho os descontos de salários. A categoria não aceita a negociação para reajuste de 21,03% em 4 anos. Na semana de 1 a 3 de setembro rodada de assembleias de greve e Plenária Nacional em Brasília/DF. Caravanas SP, SC, MG, RJ, ES, com representações de AC, PR,RS, PA. Corte de salários e suspensão de repasses SP/ES.
1. Preparação para a Reunião com o SRT/MPOG do dia 31.8.15.
Em relação ao posicionamento na reunião, ficaram definidos os seguintes posicionamentos.
1. Reafirmar a não aceitação do reajuste em quatro anos proposto pelo governo e que não faremos acordo nestes termos e que isso não seja condicionamento para as negociações dos demais pontos da pauta geral e das mesas setoriais
2. Reafirmar que não abrimos mão da recuperação das perdas relativas à inflação.
3. Exigir a reversão dos cortes de ponto.
4. Exigir imediata solução para o recadastramento das entidades que foram descredenciadas para consignação das contribuições sindicais.
5. Exigir a marcação de nova reunião ainda na mesma semana.
6. Proposta de nova caravana a Brasília no dia 09 de setembro a ser avaliado pelas entidades na próxima reunião do Fórum.
Para apresentar a fala do Fórum, ficaram destacadas as seguintes entidades: ANDES-SN, CONDSEF, FASUBRA, FENASPS e SINASEFE.
2. Encaminhamentos.
1. Elaborar e divulgar nota pública do Fórum sobre o processo de negociação e da posição de rejeição da proposta de quatro anos do Governo para ser mandada para imprensa e dar ampla divulgação em diversos meios. Redação sob a responsabilidade da ASFOC-SN e da FASUBRA.
2. Discutir nos CNG a oportunidade de realizarmos vigílias permanentes no SRT/MPOG até o dia 11.9.15 e trazer posicionamento na próxima reunião do Fórum.
3. Atos nos Estados nos dias 2 e 3 de setembro.
4. Ato na Bienal do Livro no Rio de Janeiro caso Presidenta Dilma compareça, que fica sob a responsabilidade do fórum do Rio de Janeiro.
5. Ato dia 9.9.15 em Brasília pela manhã, com caravanas e a tarde realizar Reunião Ampliada do Fórum com a organização do ANDES-SN, CONDSEF e CSP/CONLUTAS.
6. Ato no Congresso Nacional no dia 2.9.15, com a organização da ASFOC-SN e SINASEFE.
Próxima reunião do Fórum será dia 31.8.15, às 18 horas na Sede da CONDSEF no endereço: SDS Ed. Miguel Badia - CONIC - 5° andar Fone: (61) 2103-7200, Brasília/DF.
Relatório elaborado por ANDES-SN (Paulo Rizzo), FASUBRA (Gibran Jordão), FENASPS (Maria Helena da Silva) - SINASEFE (Wagner A. de Castro ) e a relatoria por Marcelo Vargas (CNESF).
Saudações Sindicais
Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais